quinta-feira, 8 de junho de 2017

Escolas municipais participam do “Concurso de Pontes de Papel”

JUIZ DE FORA - 8/6/2017 - 18:32

Alunos do nono ano de 12 escolas municipais, sendo 11 unidades da zona norte e uma rural, estão participando do “Concurso de Pontes de Papel 2017”. Representadas por equipes de seis adolescentes, as instituições participarão da cerimônia de ruptura das pontes, a partir das 8h30 desse sábado, 10, no Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel “Adelmir Romualdo Oliveira” (CEU/Zona Norte - Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899 - Benfica). Durante o evento, os projetos em papel serão testados, e o que suportar o maior peso será a vencedora da competição.

Nas últimas terça e quarta feiras, 6 e 7, as equipes foram até o recém-inaugurado Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde montaram as pontes sob a orientação de alunos e professores do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil (PET Civil). Após receberem a planta da estrutura, os estudantes tiveram que tirar as medidas e produzir o modelo tridimensional em papel cartão. A supervisora Marisa de Freitas, do Departamento de Planejamento Pedagógico e Formação da Secretaria de Educação (DPPF/SE), acompanhou o trabalho dos alunos e explicou que os professores da UFJF vão utilizar um “pórtico” para verificar a capacidade das pontes. Acoplado a um balde com água, o mecanismo deverá calcular o peso máximo suportado pelos protótipos, antes de eles se romperem.

“O projeto foi muito prazeroso para os alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer a UFJF, ter contato com os estudantes e professores de Engenharia e conviver com adolescentes de outras escolas municipais”, ressaltou Marisa, que lembra ser importante o acesso deles a atividades fora da escola, sem deixar de trabalhar os conteúdos vistos em sala de aula.

A vice-diretora da E.M. “Jerônimo Vieira Tavares”, Jania Márcia Delgado, comenta sobre a importância da iniciativa junto aos alunos, uma vez que são de uma comunidade mais afastada e que têm pouco contato com outras instituições: “Eles muito ansiosos com o resultado do concurso, que será no sábado”.

O professor do PET Civil responsável pelo concurso, Marconi Fonseca, disse que o envolvimento das escolas, este ano, está sendo uma grande surpresa: “Tivemos a adesão de todas as escolas da zona norte, com um total de 72 alunos. Todos estão muito empolgados, além de terem ficado maravilhados por terem a oportunidade de conhecer a UFJF.

A cerimônia de ruptura das pontes será aberta a toda a comunidade e contará com a presença de professores e diretores das escolas municipais participantes, assim como dos pais e responsáveis pelos estudantes. Haverá premiação e medalhas para as equipes classificadas nos três primeiros lugares. O evento também conta com o patrocínio da ArcelorMittal.

Confira a lista das instituições participantes do “Concurso de Pontes de Papel”:

E.M. “Álvaro Lins” (São Judas Tadeu);

E.M. “Engenheiro André Rebouças” (Milho Branco);

E.M. “Antônio Carlos Fagundes” (Francisco Bernardino);

E.M. “Professora Áurea Nardelli” (Vila Esperança);

E.M. “Carlos Augusto de Assis” (Barreira do Triunfo);

E.M. “Carlos Drummond de Andrade” (Nova Era);

E.M. “Cecília Meireles” (Nova Era);

E.M. “Gilberto de Alencar” (Náutico);

E.M. “Henrique José de Souza” (Cidade do Sol);

E.M. “Jerônimo Vieira Tavares” (Dias Tavares);

E.M. “Núbia Pereira de Magalhães” (Santa Cruz);

E.M. “Padre Wilson” (Igrejinha).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário