sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições

JUIZ DE FORA - 19/2/2015 - 17:08
Notícias de: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Saber como as estrelas e os planetas surgiram e como vêm se transformando ao longo dos tempos são curiosidades suas? Caso a resposta seja sim, a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) convidam estudantes a participarem desses eventos, que estão com as inscrições abertas até 15 de março. As escolas que se inscreverem no site ou por meio das fichas enviadas a todas as instituições de ensino estarão se cadastrando para participar dos dois acontecimentos.

A OBA e a Mobfog são eventos abertos à participação de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais, de forma voluntária, sem exigência de números específicos de alunos para participarem das atividades. O objetivo é ampliar o conhecimento das ciências espaciais no âmbito da sala de aula e despertar o interesse dos jovens para o conteúdo. Podem se inscrever alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o ensino médio, para realizarem as provas de conhecimento de astronomia, que acontecerão em 15 de março, além de participarem de atividades práticas.

Até hoje, a OBA já conta com mais de 6 milhões de participantes. 
Em 2014, a olimpíada teve a participação de 772.257 estudantes e distribuiu, aproximadamente, 43 mil medalhas, com um aumento de 26% em relação à edição anterior. 
Foram 10.412 de ouro, 14.451 de prata e 17.693 de bronze.

A olimpíada divide-se em quatro diferentes níveis, sendo que os três primeiros são para alunos do ensino fundamental, e o quarto, para os do médio. 
A prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica, com a maioria das questões de raciocínio lógico. 
De acordo com a pontuação, os alunos ganham medalhas e os que tiverem os melhores resultados representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2016.

Os participantes desse ano também poderão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN), onde receberão material didático e assistirão a palestras de especialistas.

A organização das atividades é realizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). 
Desde 2009 realizam-se também os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (Ereas). 
São promovidos de dez a 12 encontros por ano. 
O programa é realizado com parcerias locais e, principalmente, com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
Para organizar um Erea basta entrar em contato com o e-mail oba.secretaria@gmail.com.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário