sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Acuados pelo tráfico, PMs clamam por ajuda

30.11.2012 
POR DIOGO DIAS
FELIPE FREIRE
JOÃO ANTONIO BARROS

Rio - O mapa dos complexos do Alemão e da Penha tem de volta a zona do medo. Dois anos após a Força de Pacificação retomar o controle sobre os territórios dominados pelo tráfico de drogas, os PMs das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) da região pedem socorro.

Acuados pelos traficantes, que pouco a pouco voltaram a desfilar nas comunidades com suas armas de longo alcance, os agentes saem às ruas para trabalhar à espera de novos confrontos. Só nesta semana, foram três tiroteios, dois na Vila Cruzeiro e um no Parque Proletário, na Penha.
Foto: Reprodução

Com o medo incorporado à rotina, os militares se valeram de método usado pelos moradores para pedir socorro e escapar dos olhos dos traficantes: jogaram carta dentro do carro da equipe do DIA que percorria o complexo.

No bilhete, asseguram que as leis do tráfico estão de novo em vigor na Vila Cruzeiro e no Parque Proletário.

“O tráfico continua o mesmo, não nos deixam trabalhar. Não podemos abordar motoxista”, garantem PMs, que, no final do documento, imploram: “Por favor, nos ajudem”. Também alegam que há quatro meses não recebem a gratificação de R$ 750.

O medo se justifica com as informações do plano de ataque traçado pelos criminosos após o roubo de grande quantidade de gasolina em um posto da região — que poderia ser usada no preparo de coquetéis molotov. “Suspeitos passam diariamente por nós e nos vigiam nas ruas”, garante um policial da UPP Alemão.

Os sinais do retorno dos traficantes também estão no lado que não veste a farda azul da PM. Depois dos dias de esperança, os moradores agora se trancam em casa ao cair da noite. Eles confirmam que os criminosos voltaram a circular armados em ruas e becos, e os antes esporádicos tiroteios agora cortam o silêncio quase todas as noites. 
PM reforçou policiamento no Complexo do Alemão após tiroteio | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

“Eles (traficantes) ostentam fuzis em algumas áreas e não se desesperam mais com a aproximação dos policiais”, contou comerciante da Vila Cruzeiro. O pavor é traduzido com ruas desertas e comércio fechado à noite.

‘O soldado que fica’ na voz e letra de MV Bill
Cria da Cidade de Deus, que recebeu UPP em fevereiro de 2009, o rapper MV Bill lançou ontem a música ‘O soldado que fica’. A canção cita a vida dos ‘pequenos’ traficantes que continuam nas favelas após serem ‘abandonados’ pelos chefões do pó no momento da pacificação.

“Jurei lealdade a minha quadrilha, valorizei o crime...Decidi errado, me decepcionei, entrei nessa de embalo sem saber”, diz um trecho da letra.

Narrando na visão de um bandido a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), o cantor indica que não há como impedir a ocupação policial. Ele ainda destaca na letra a fuga dos chefes da quadrilha.

“Daqui de cima dá pra ver a movimentação para instalação de uma nova UPP. Unidade de Policiamento Pacificador, sem arrego, acabou o amor. O parceiro abandonou, só os pica que ficou (sic). O patrão foi na neblina, pra sair de fuga, me escalaram pra ficar plantado aqui de madruga. Alvo fácil, vulnerável, se o Bope decidir entrar, é implacável”, canta.

MV Bill ainda destaca a perda da força do tráfico na favela. “A própria comunidade não fecha mais comigo. Pra eles a solução é matar, vão me tirar de cena”.

Piná é o novo ‘chefe do pó’
O homem por trás dos tiroteios na Vila Cruzeiro seria conhecido como Piná. O bandido foi o encarregado por Fabiano Atanásio da Silva, o FB, de manter as bocas de fumo funcionando após a sua prisão, em janeiro.

E uma das novidades na sua ‘administração’ é o retorno do baile funk no Campo da Ordem, onde o jogador Adriano deu seus primeiros chutes. Além do Grotão, os policiais das UPPs locais têm cinco localidades na zona do medo: Pedra do Sapo, Rua Joaquim Queiroz, Parque Proletário, Merindiba e Fazendinha — onde foram apreendidos ontem explosivos, revólveres e drogas. 

Em outra ação, mais de 100 sacolés de cocaína foram achados na Nova Brasília. Ninguém foi preso.

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora não respondeu sobre os policiais estarem acuados pelo tráfico. Disse apenas que não orienta PMs a não abordarem mototaxistas. Em relação à gratificação atrasada, diz que, como as UPPs foram inauguradas em agosto, o pagamento dos PMs está no prazo de quatro meses firmado.
http://odia.ig.com.br/portal/rio/acuados-pelo-tr%C3%A1fico-pms-clamam-por-ajuda-1.520934

Vice-prefeito de Luminárias é preso durante operação da Polícia Federal

30/11/2012 
DÉCIO AMORIM
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

O vice–prefeito de Luminárias, Márcio Antônio Ferreira, foi preso, nessa quinta-feira (29), durante uma operação da Polícia Federal, que fiscalizou mais de 40 pedreiras suspeitas de irregularidades ambientais, no Sul de Minas. Segundo a PF, Ferreira é dono de uma empresa mineradora que não tinha autorização para funcionar. Ele foi encaminhado para a penitenciária de Lavras.

Na operação, batizada de "Pirâmide II", as empresas foram vistoriadas em relação à extração de minério, falta de licença para retirada da matéria-prima, além da ausência de permissão para pesquisas e uso indevido de explosivos.

Três pessoas foram presas em flagrante. Das pedreiras fiscalizadas, cinco foram interditadas. De acordo com o chefe de fiscalização do Departamento Nacional de Produção Mineral, unidade Minas Gerais, Paulo Almeida, a irregularidade mais comum está relacionada à falta de autorização para exploração da mina. "A polícia vistoriou dezenas de lavras, identificando unidades que não têm título nosso. Só em Luminárias, já emitimos três autos de paralisação imediata", comenta.

Ao todo, 80 pessoas participaram da ação, que apura os casos que estão em desacordo com as normas impostas pela lei que regulamenta este tipo de atividade. Além disso, 42 viaturas foram colocadas à disposição.

Segundo a Polícia Federal, foi montada uma base no centro da cidade de São Bento Abade, no Sul de Minas, que recebe as pessoas detidas durante a ação num comando integrado. Os acusados dos crimes podem ser condenados a penas que variam de seis meses até cinco anos de detenção, além de multa por crime ambiental.

Reitor da UFOP decreta três dias de luto após morte de universitário

30/11/2012 
ALINE DINIZ
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: FACEBOOK/ REPRODUÇÃO
Jovem tinha 25 anos
O reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) decretou, na tarde desta sexta-feira (30), luto pela morte do estudante de química industrial Pedro Silva Vieira, de 25 anos. Durante três dias, as bandeiras da universidade ficarão a meio mastro.

O jovem morreu na manhã desta sexta-feira (30), em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros da cidade foi chamado, por volta das 06:14 h, na república Saudade da Mamãe. Quando os bombeiros chegaram, Pedro Silva Vieira estava com parada cardiorrespiratória.

Segundo a corporação, os bombeiros realizaram massagens e utilizaram um desfibrilador para tentar salvar a vida do jovem, entretanto, ele não resistiu. Pedro chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde o médico constatou o óbito.

Na república, amigos do universitário relataram que ele havia consumido álcool durante a noite dessa quinta-feira (29). A Polícia Civil suspeita que essa tenha sido a causa da morte de Pedro. Entretanto, a informação só poderá ser confirmada com o laudo do IML . O resultado deve ficar pronto dentro de 15 a 30 dias. 

O corpo de Pedro foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Itabirito, também na região Central.

PC prendeu envolvidos no tráfico de drogas

30/11/2012
Juiz de Fora - Rua Rosa Sfeir - Grajaú
Nesta sexta-feira(30), policiais civis prenderam quatro indivíduos que estariam participando do tráfico de drogas ilícitas na região.
Os autores foram abordados em um matagal no final da rua com alguns tipos de drogas.
Um dos presos mantinha na residência o material utilizado na preparação e na embalagem das drogas, bem como produtos eletro- eletrônicos e de telefonia.
A ocorrência foi encerrada na delegacia.

2013 não terá Casseta e Aventuras do Didi e as + lidas

+ LidasClique e leia

Homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo

30/11/2012
Av. Dr Deusdedith Salgado - Salvaterra
No início da noite dessa quinta-feira(29), policiais militares foram informados que um veículo estaria ocupado por homens armados.
Um Classic, cor preta, do município de Três Rios foi interceptado.
Foram localizadas duas armas:um revólver de calibre 38, sem munição; e uma arma de pressão que se encontrava documentada.
R.M.T.C, 22, assumiu a propriedade do revólver e teve a prisão em flagrante delito ratificada na delegacia.

30 /11:Dia do Estatuto da Terra/Teólogo/Feriado em Cosmópolis/ Santa Gertrudes/ Dia da Amizade Brasil-Argentina /Dia Nacional do Evangélico/ Dia do Síndico/saiba +

Saiba + conforme Wikipédia - Clique Aqui Eventos históricos
http://pt.wikipedia.org/wiki/30_de_novembro

Garrucha 22 foi apreendida com jovens

30/11/2012 - Juiz de Fora 
Imagem ilustrativa

Rua Monte Líbano - Parque Guarani
Nessa quinta-feira(29), por volta das 22:10 h, policiais militares efetuavam o patrulhamento na região e observaram um indivíduo em atitudes suspeita em companhia de uma garota. 
O autor L.O.B,18, foi flagrado quando tentava ocultar uma garrucha de calibre 22 em uma bolsa que a adolescente,14,portava.
A arma de fogo foi arrecadada, o autor recebeu voz de prisão em flagrante delito e a adolescente foi apreendida.
Na delegacia foi lavrado o TCO.

Dupla assalta lotérica e três são detidos com dinamite na região Central de Minas

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia 

Dois homens arrombaram uma casa lotérica na madrugada desta sexta-feira (30) em Rio Espera, na região Central de Minas, e levaram aproximadamente R$ 2 mil em dinheiro.

Segundo a Polícia Militar (PM), a dupla usou um pé-de-cabra para arrombar a lotérica, mas provavelmente não contavam que o alarme de segurança interna iria disparar. Com isso, a polícia foi até o local para averiguar o que havia ocorrido e confirmaram o roubo. Uma testemunhas revelou aos militares do 31°BPM que os suspeitos fugiram em uma motocicleta. Os militares fizeram buscas pela região e encontraram os suspeitos em Catas Altas da Noruega, na mesma região. Um deles foi preso em flagrante e com ele recuperado todo o valor roubado. Já o outro homem fugiu por um matagal e não foi encontrado.

Três detidos com dinamites
Ainda em Catas Altas da Noruega, enquanto os militares procuravam pelos envolvidos no roubo da lotérica, eles ordernaram que o motorista de um veículo GM Prisma, de cor prata, parasse o carro, mas ele não atendeu a ordem e fugiu.

Minutos depois, o condutor perdeu o controle da direção e capotou. No automóvel, haviam quatro pessoas, sendo que, uma delas fugiu para um matagal. O veículo teria sido roubado em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de uma mulher grávida.

Os outros três ocupantes foram presos e com eles apreendidos dois revólveres calibre 38, uma escopeta calibre 12, projéteis e dinamites. A PM levantou a hipótese de que eles pretendiam explodir caixas eletrônicos. Todos foram encaminhados à Delegacia de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Jovem é assassinado com seis tiros e jogado de carro em movimento em Ibirité

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia 

Um jovem, de 21 anos, foi assassinado com seis tiros em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na madrugada desta sexta-feira (30). Uma testemunha contou à Polícia Militar que a vítima foi lançada de um carro em movimento na rua Barreirinho, bairro Vista Alegre.

Ainda de acordo com os militares, após receberem a denúncia, os policiais encontraram o jovem na rua. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Ibirité, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo a polícia, Bruno da Silva Bento levou três tiros na cabeça, dois no peito e um na barriga. Até o início desta manhã, ainda não havia identificado o suspeito de cometer o crime e a sua motivação.

Dois são detidos no Novo Aarão Reis com moto roubada, arma e droga

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia 

Um homem, de 22 anos, e um adolescente, de 17, foram detidos na madrugada desta sexta-feira (30) no bairro Novo Aarão Reis, região Nordeste de Belo Horizonte, por porte ilegal de armas e drogas.

Conforme militares do 16°BPM, a dupla foi presa quando transitava pela rua Trinta e Cinco com uma motocicleta roubada. O veículo Honda CG 150, de cor preta, havia sido roubado no bairro Primeiro de Maio, região Norte da capital, no sábado (24).

O adolescente revelou aos policiais que havia comprado a motocicleta por R$ 500, mas não quis dizer quem o vendeu. Foram apreendidos com a dupla, uma uma pistola calibre 765, com seis projéteis, além de uma porção de cocaína. Ambos foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA). Já a moto foi levada para um pátio do Detran-MG.

Bandidos explodem caixa eletrônico na Câmara Municipal de Uberaba

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia 

Cinco homens que teriam participado de um arrombamento a caixas eletrônicos, na madrugada desta sexta-feira (30), são procurados pela polícia. Conforme a Polícia Militar, o crime ocorreu dentro da Câmara Municipal de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A quadrilha conseguiu levar uma certa quantia em dinheiro, cujo valor ainda não foi divulgado.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos ainda deixaram para trás mais de R$ 1.200 em dinheiro. Parte da estrutura ao lado do equipamento foi danificada. O grupo fugiu em um carro, de cor preta. Imagens do circuito de vigilância interna devem auxiliar a polícia a identifica o grupo.

Polícia Civil prendeu assaltante de posto de combustíveis

Por Tribuna

Policiais da 6ª Delegacia de Polícia Civil prenderam, no Vitorino Braga, um jovem de 18 anos suspeito de participação no assalto a um posto de combustíveis, no mesmo bairro, Zona Sudeste. O crime ocorreu na última terça-feira, quando R$ 1.700 foram roubados do estabelecimento. 

Conforme o inspetor Rogério Marinho, a vítima reconheceu o suspeito, que também foi identificado pelo vídeo do circuito de segurança do posto. O jovem ainda teria tentado assaltar o mesmo estabelecimento na sexta-feira da semana passada.

No mesmo dia em que foi lançada a Operação Ágora, para coibir a violência e o tráfico nas praças da cidade, o suspeito levou os policiais até o Parque Halfeld, no Centro, onde estariam seus comparsas no assalto. Porém, mais ninguém foi localizado. Contudo, no parque, os investigadores se depararam com um homem, 25, vendendo maconha para um estudante de curso superior, 21. Foram apreendidos oito buchas de maconha de 25g cada. Um adolescente, 16, que também estava no local foi apreendido. O suspeito do assalto e o homem que vendia o entorpecente foram conduzidos para delegacia, no Bairro de Lourdes, onde a ocorrência ainda estava em andamento até o fim desta edição.

PM usa cães e cavalos em praças

Por Tribuna


               Operação "Ágora" segue até o fim de janeiro

Com o objetivo de aumentar a segurança nas praças da cidade, a PM lançou nesta quinta-feira (29) a operação "Ágora". Até o final de janeiro, 30 policiais do Canil e da Cavalaria da 3ª Companhia de Missões Especiais (CME) vão realizar abordagens nas principais praças de todas as regiões da cidade, para combater a violência e o tráfico de drogas.

"A operação é inspirada no nome das praças da Grécia antiga. A intenção é retomar a sensação de tranquilidade, a ocupação e a utilidade que esses espaços devem ter", explica o comandante da 3ª CME, major Paulo Henrique da Silva.

Na Zona Sul, por exemplo, foram feitas ações nas praças do Bom Pastor, Santa Luzia e São Mateus, esta última recorrente em casos de uso e tráfico de drogas.

 Na Zona Norte, os trabalhos serão feitos, entre outros pontos, na Praça Jeremias Garcia, em Benfica. O foco são os ambientes mais próximos de áreas comerciais. O uso de cavalos e cães tem o objetivo de auxiliar e potencializar o trabalho dos policiais. "O homem e os animais trazem uma sensação de segurança muito maior", reforça o major Paulo Henrique.

A "Ágora" é uma espécie de braço das operações "Natalina 2012", que será lançada oficialmente no sábado (1), e "Férias seguras - Início verão 2013", que começa em janeiro. As iniciativas têm o objetivo de antecipar ações criminosas e mapear zonas quentes de criminalidade.
####
Imagem ilustrativa

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Deputado Sgt Rodrigues e governo juntos na destruição da paridade entre ativos e inativos

*José Luiz Barbosa

O PLC 31/2012, anunciado com festiva comemoração pelo Governo, Comando, e de seu aliado de toda hora, Deputado Sgt Rodrigues, como uma medida para melhorar e aprimorar os critérios de promoção dos praças, sim dos praças, porque dos oficiais sempre se dá um jeito, principalmente dos cabos e soldados, pois como já escrevi em artigo anterior, são cargos que não se vinculam a carreira policial e de bombeiro militar, vez que são discriminados no modelo adotado nas instituições militares estaduais de segurança pública, como uma categoria que mais se assemelha aos escravos na antiga Grécia, dado sua condição de estadania na organização.

Alguns podem até estranhar ou criticar o adjetivo empregado para nominar o Deputado Sgt Rodrigues, "aliado de toda hora" mas desde a eleição que consagrou o PSDB de volta ao poder em Minas Gerais, elegendo para governador o Senador Aécio Neves, que temos denunciado a promiscuidade política que se instalou entre os representantes da classe, todos ávidos por poder e cargo eletivos.

Esta promiscuidade que se instalou, vem se disseminando nos últimos quase 12 (doze) anos, vide o exemplo de São Paulo, e com seus tentáculos inoculou o veneno da traição, da apatia, inércia, da negociação dos interesses corporativos e da segurança pública, da omissão deliberada para ludibriar e enganar os incautos e ingênuos policiais e bombeiros militares, e tudo com a anuência e concordância também das entidades de classe, que se juntaram ao maior inimigo mineiro dos policiais e bombeiros militares, para não dizer de todo povo mineiro; o PSDB.

Mal grado os prejuízos, perdas e desvantagens contabilizadas neste período, temos ainda que admitir que o único representante eleito para o quarto mandato consecutivo, ficou na belas, emocionantes e inesquecíveis imagens do movimento dos praças de 1997, ou seja no passado, e no discurso de suposta liderança titulada pelo próprio deputado.

O ano passado, em 2011 na negociação do reajuste salarial, tivemos a traição coletiva de todos os representantes da classe, incluindo e com mais razão o Deputado Sgt Rodrigues, que agiu como um político profissional, ficando do lado do governo, que com seu poder de persuasão, convenceu sem nenhuma dificuldade os ditos representantes da classe, salvo claro as exceções conhecidas, da grande conquista que seria a proposta salarial apresentada com parcelamento até 2015.

O desfecho da negociação com o governo, que ocorreu sem haver qualquer contestação ou resistência dos negociadores designados pela assembléia conjunta das entidades, ao contrário se todos ainda se lembram, atuaram em concurso de pessoas, para empurrar goela abaixo, sem ao menos submetê-la ao crivo dos policiais e bombeiros militares presentes, o resto todo já sabem e conhecerão os efeitos somente quando derem conta de que foi mais uma das manobras de nossos representantes, que atualmente representam o governo e seus interesses, atuando sempre em conluio com os comandos das instituições.

O que não poderia ser diferente, já que tornaram-se representantes do governo junto a tropa, deixando de exercer a representação da tropa junto ao governo.

Agora com o anúncio e tramitação do PLC 31/2012, que frise-se vem como um projeto para melhorar a ascensão e promoção na carreira, mas que traz escondido a redução da contribuição patronal do governo para o IPSM - instituto de previdência dos servidores militares de Minas Gerais, - que sofreu durante este mesmo governo, mas com o já denunciado por corrupção no caso do mensalão mineiro, ex-governador Eduardo Azeredo, que em breve acertará suas contas com a justiça pelo esquema de corrupção que fora implantando durante seu governo, sua quase falência e dilapidação do patrimônio dos policiais e bombeiros militares e suas famílias.

Para exemplificar, recordemos o caso do IPSEMG, que foi completamente desestruturado e quase foi a banca rota, durante este governo, e sem querer disseminar o terror, estamos caminhando sem qualquer reação da classe para a destruição não somente da previdência dos militares, como também da assistência a saúde e o mais grave para a definitiva quebra da paridade, que foi duramente conquistada com luta e sacrifício de muitos. 

O que nos deixa indignados e revoltados, pois são poucos que preveem as consequências de tão desastroso projeto de lei, é exatamente o Deputado Sgt Rodrigues, que conta com experiência de sobra no parlamento, mobilizar a classe para ser usada como massa de manobra para atender os seus interesses políticos e do governo, e o mais grave, com uma assessoria técnica das melhores e mais qualificadas na assembléia legislativa para exigir um estudo específico e detalhado do impacto de tal medida financeira de redução da alíquota da contribuição patronal do Estado para o IPSM, que sem nenhum estudo matemático, financeiro e atuarial é levado já a votação em plenário.

De outro passo, o mesmo argumento habitualmente defendido pelo governo e comando, talvez fosse agora interessante ser aplicado, o de que a matéria previdenciária deveria ser tratada, estudada e discutida separadamente em projeto de lei especifico, que invariavelmente o aplica para impedir, restringir, limitar e dificultar alterações e mudanças na legislação já excessivamente excludente e discriminante dos direitos e garantias dos policiais e bombeiros militares de Minas Gerais.

Não se espera mais nada de nossas representações que se encantarem com o brilho do vil metal e da opulência do poder, - diga-se interesses particulares e de seu grupo, pois vivemos um momento histórico de submissão e miopia política, o que facilita ações danosas e prejudiciais aos interesses profissionais e da cidadania, e derradeiramente estamos testemunhando a destruição definitiva do maior legado de nossos antepassados, que são sargentos assim como Deputado Sgt Rodrigues, a paridade entre ativos e inativos, com reflexos nas pensões também das pensionistas.

Para concluir desafiamos o Deputado Sgt Rodrigues, a apresentar os argumentos técnicos, financeiros, atuariais e legais para defender e concordar com a proposta do governo, pois sabe e tem consciência que esta medida afetará irremediavelmente os parcos e minguados proventos dos inativos, não se esquecendo que o parlamentar, não mais vive ou sustenta sua família com seus proventos de sargento da reserva remunerada.

E as entidades que se alinharam ao governo, deveriam repensar seu papel e responsabilidade na representação política da classe, pois senão em pouco tempo, pode ser necessário um outro movimento, que agora será pela destituição e dissolução por autofagismo de todas, que não estão cumprindo as finalidade para as quais foram constituídas e fundadas.
* Presidente da Associação Mineira de Defesa e Promoção da Cidadania e Dignidade, bacharel em direito e especialista em segurança pública. 
Transcrição do Blog:
http://www.blogcabofernando.com/2012/11/deputado-sgt-rodrigues-e-governo-juntos.html

Confirmado: a Polícia Federal realmente blindou Lula, para não haver divulgação dos 122 telefonemas entre o ex-presidente e Rosemary Noronha

quinta-feira, 29 de novembro de 2012 | 10:22

Carlos Newton

É verdadeira a informação divulgada pela jornalista Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo, dando conta de que estão excluídas da investigação da Operação Porto Seguro as 122 ligações telefônicas entre a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Entre os integrantes da própria Polícia Federal, o assunto é tratado com ironia e revolta. As ligações telefônicas feitas e recebidas por Rose foram realmente investigadas, mas como o ex-presidente Lula surgiu como um dos interlocutores dela, a direção da Polícia Federal, que é subordinada ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, resolveu colocar um pedra sobre o assunto, concentrando as investigações apenas nas trocas de e-mails, deixando Lula de fora, porque ele não usa computador.

###
CONFIRMAÇÃO

A confirmação da blindagem de Lula foi feita ontem ao Blog da Tribuna por fonte da própria Polícia Federal. Apesar de não ter participado diretamente da Operação Porto Seguro, o delegado da Polícia Federal disse não ter a menor dúvida a respeito, porque, em qualquer investigação de esquema de corrupção, a primeira coisa que se faz é controlar as ligações telefônicas. Esta é a rotina da Polícia Federal, seguida em todas as investigações, sem exceção.

No entanto, o ministro José Eduardo Cardozo se apressou em divulgar que o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello Coimbra, lhe esclareceu pessoalmente que o sigilo telefônico de Rosemary Nóvoa Noronha não fora quebrado. E Cardozo passou essa informação à presidente Dilma Rousseff na segunda-feira, para deixar claro que o ex-presidente Lula não seria atingido diretamente pelo escândalo.

Resta saber se alguém acreditará que uma investigação tão importante tenha sido conduzida pela Polícia Federal sem controlar as ligações telefônicas da principal envolvida, tendo se preocupado apenas em interceptar os e-mail enviados pela ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo…

Bem, está chegando o Natal e pode ser que ainda haja quem acredite em Papai Noel travestido de policial federal, trazendo um presente blindado para Lula.
http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=53654
Transcrição do Blog Tribuna da Internet

Jovem foi baleado pelo primo

29/11/2012 - Juiz de Fora
Rua João Francisco Monteiro - Santa Cecília 

Na tarde dessa quarta-feira(28), policiais militares registraram uma ocorrência de tentativa de homicídio.
A vitima R.A.A.F,17, que se encontrava em via pública foi atingida por projeteis de arma de fogo no ombro(E) e na coxa(D).
O autor J.C.V.F,22, que estaria em um Gol, cinza, transitava pela rua onde reside a vítima, (seriam primos), e ao avistá-la passou a efetuar disparos de arma de fogo.
A causa da tentativa de homicídio seria uma dívida por drogas contraída pela vitima que não honrou o compromisso.
A vítima foi conduzida ao HPS pelo seu genitor e ficou internada.
O autor não foi localizado.

Foragido recapturado/ Ameaçou a própria mãe e foi preso com duas armas de fogo/ PM apreendeu pistola 380

29/11/2012 - Juiz de Fora 
Avenida Juiz de Fora - Granjas Bethânea
Nessa noite de quarta-feira(28), policiais militares suspeitaram das atitudes de um indivíduo.
Abordaram Ângelo Carlos Ribeiro da Cruz, 35, e constataram a existência de um Mandado de Prisão em seu desfavor.
O conduzido ficou à disposição da justiça e a ocorrência foi encerrada na delegacia.

Rua Carlos Luiz Rayter - Marumbi
Na manhã dessa quarta-feira, uma senhora,65, narrou aos policiais que seu filho A.S.F,33, havia lhe feito ameaças. 
No quarto destinado ao autor foram localizados dois revólveres, sendo que o de calibre 32, inox, coronha de madre pérola apresentava a respectiva numeração; e o de calibre 38, coronha de borracha, apresentava a numeração raspada.
Na delegacia foi lavrado o Auto de Prisão em flagrante delito.

Rua Miguel Jacob - Grajaú
Ainda, nessa manhã a solicitante,42, narrou que houve uma Operação da Polícia Civil ao lado de sua residência e que seus vizinhos foram conduzidos à delegacia.
A solicitante deparou no quintal de sua residência com uma pistola da marca Taurus, calibre 380, com dez cartuchos intactos no carregador. 
O armamento foi entregue na delegacia juntamente com o B O.

Incêndio em cela no CERESP deixa 6 feridos

29/11/2012
Juiz de Fora - CERESP - Linhares
Nessa quarta-feira (28), por volta das 21:50 h, recuperandos teriam colocado fogo em colchões e em outros objetos, a atitude seria uma provável represália às buscas realizadas nas celas.
No interior de duas celas foram localizadas sete munições intactas de calibre 6.35 e porções de maconha.
Dois recuperandos receberam voz de prisão em flagrante delito por haverem provocado o incêndio e outros dois por posse de munições e droga.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, seis recuperandos sofreram queimaduras e foram encaminhados ao HPS.
Um dos supostos autores do incêndio necessitou ficar hospitalizado sob a guarda de Agentes Penitenciários.
A Perícia também foi acionada para realização de detalhamento da extensão dos danos causados.

Morre idosa atingida por fogo em casa na Vila Ideal

Vítima foi levada para o HPS, mas não resistiu. Chamas teriam começado na cabeceira da cama.

Por Bárbara Riolino 
TRIBUNA DE MINAS
Bombeiro encontrou isqueiro no cômodo queimado. Causas ainda não são conhecidas.

Uma idosa de 70 anos morreu após ter parte do corpo atingida por um incêndio em sua residência, na Rua Olegário Pinto, na Vila Ideal, Região Sudeste. O fogo foi registrado no começo da tarde de ontem. A vítima Jureia Freitas Izo ainda chegou a ser socorrida por uma unidade do Resgate do Corpo de Bombeiros, sendo levada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu duas horas depois. Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, a mulher sofreu queimaduras de terceiro grau. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juiz de Fora.

Por volta das 13h, os moradores avistaram uma fumaça que saía do interior da casa da idosa. As chamas foram controladas por populares, e um dos vizinhos se feriu ao quebrar a janela da residência para socorrê-la. O incêndio atingiu um dos quartos da casa e destruiu a cama e o colchão, onde supostamente ela estaria deitada. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas, ao chegar no local, não havia mais fogo. Eles encontraram a vítima na sala da residência em estado de choque e gemendo de dor. O rosto, o abdômen e o braço esquerdo estavam queimados.

Segundo o tenente Douglas Freitas Muller, comandante da operação, as chamas deixaram marcas nas paredes e no teto do cômodo. Um isqueiro foi encontrado no chão do quarto. Por conta disso, a casa precisou ficar isolada até a chegada da perícia da Polícia Civil, que constatou que o fogo teria começado na cabeceira da cama. As causas do incêndio não foram divulgadas.

Vizinhos que acompanharam a movimentação na rua relataram que a mulher morava com a filha, o genro e dois netos mas que, no momento do ocorrido, ela estaria sozinha em casa.

POLÍCIA CIVIL - Corregedoria investiga denúncia

Informação é de que investigação busca encontrar irregularidades no destino das verbas para abastecimentos de viaturas da Polícia Civil
Por Tribuna

Um representante da Corregedoria de Polícia Civil de Minas Gerais está em Juiz de Fora, onde estaria ouvindo servidores da 1ª Delegacia Regional, localizada no Bairro Santa Terezinha, para investigar um suposto esquema de desvio de verbas destinadas ao abastecimento de viaturas da instituição. 

Ontem a Tribuna encontrou este representante em uma das salas, no entanto, ele preferiu não dar declarações, alegando que estava em audiência. A possível fraude teria ocorrido em anos anteriores, mas só agora estaria sendo investigada.

O delegado subcorregedor Antônio Gama Júnior, que utilizava uma das salas da Regional para colher oitivas, limitou-se a dizer ao jornal que não poderia falar a respeito do teor da investigação. Ele está na cidade desde a última segunda-feira. 

Servidores ouvidos pela Tribuna desde o início da semana confirmaram que uma apuração está sendo feita, mas também disseram que nada poderiam falar. Ainda ontem, os delegados titulares das distritais do município participaram de uma reunião, a portas fechadas, em Santa Terezinha. Ao final da sessão, eles não comentaram o assunto. 

O jornal também entrou em contato, mais de uma vez, com as assessorias de imprensa da Polícia Civil local e estadual, além da assessoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A assessoria estadual confirmou a presença do subcorregedor, sem dar detalhes do objetivo dos trabalhos na cidade. Já a assessoria de comunicação da 1ª Delegacia Regional informou que a equipe da Corregedoria está na cidade para levantamento de rotina e que, ao término da investigação, que já estaria em fase de conclusão, o próprio órgão irá divulgar o teor da apuração.

Fontes da Polícia Civil juiz-forana confirmaram que o representante da Corregedoria estaria no município por causa da suspeita de um esquema de desvio de parte do dinheiro que deveria ser empregado no abastecimento dos tanques de combustível das viaturas ocorrido na administração anterior da Regional. A apuração, por ora, estaria concentrada nas informações de servidores que trabalharam na administração passada e em notas de abastecimento de combustível.

O delegado chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, disse que não tinha autorização para falar sobre a investigação, que corre por conta da Corregedoria. O atual responsável pela 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Paulo Sérgio Virtuoso, usou da mesma prerrogativa. No entanto, a informação é de que a intervenção do órgão teria sido solicitada pela própria chefia da Regional, depois de constatar irregularidades nas contas. 

Na noite de ontem, o presidente estadual do Sindicato da Polícia Civil (Sindipol), Denilson Martins, informou que estaria esperando um comunicado do sindicato local a respeito da investigação em Juiz de Fora. Diante disso, só deve se pronunciar hoje sobre o assunto.

Projeto de Lei Complementar - 31 que trata das promoções e o Projeto de Lei de Efetivo - 3.521 foram aprovados em 1° turno no Plenário

O Plenário aprovou durante votação na tarde desta quarta-feira, (28/11) dois projetos de lei do Governo do Estado. O primeiro deles é o Projeto de Lei Complementar n°31/2012, que trata do Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais. 
O segundo Projeto de Lei n° 3.521/2012 que “fixa o efetivo da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - PMMG - e o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG - até o ano de 2015”.
Os dois projetos serão debatidos em 2° turno na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

As emendas do deputado Sargento Rodrigues, que compõe o Projeto de Lei Complementar n°31/2012, foram aprovadas no 1° turno.
São elas: 
Emenda 7, que reduz de 2 para 1 ano a permissão para nova convocação do Cabo que não obtiver aproveitamento satisfatório no curso ou que desistir do mesmo, após seu início sem motivo justificado. 
Emenda 8: Nos casos de nomeação coletiva mediante concurso, de declaração de Aspirante-a-Oficial e de promoção a 3º-Sargento, a Cabo e a Soldado de Primeira Classe, prevalecerá, para efeito de antiguidade, a ordem de classificação obtida no concurso ou curso. 
Emenda 9: Aos militares promovidos por ato de bravura será atribuída nota mínima do curso, para que não haja prejuízo na carreira. 
Emenda 10: No texto original trazia a redação errada dizendo que que o soldado de 1ª classe seria promovido com 9 anos de graduação. Com a emenda do deputado passa ler-se, 9 anos de efetivo serviço.

O deputado Sargento Rodrigues continua negociando com os líderes do governo a aprovação da emenda que fixa jornada de trabalho máxima. 
Também negocia a aprovação da emenda que garante à promoção aos militares que estejam sub judice.
Autora: Bruna Alessandra
sargentorodrigues.com.br

Lotérica foi assaltada no Centro

29/11/2012 - Juiz de Fora 
Avenida dos Andradas - Centro

Na tarde dessa quarta-feira(28), policiais militares registraram que uma "Lotérica" teria sido vítima de roubo. 
As vítimas,22,30 e 40,narraram que executavam suas tarefas no estabelecimento comercial.
Que dois indivíduos não identificados as surpreenderam, um deles portando um revólver, adentrando no local e anunciando o assalto. 
Subtraíram aproximadamente R$5.000 do comércio e um aparelho celular de uma das vítimas.
Os clientes receberam determinações para que abaixassem as  cabeças.
Os assaltantes teriam fugido em uma motocicleta de cor preta.
O circuíto de monitoramento interno captou as imagens do que ocorreu no local.

Morreu o jornalista Joelmir Beting aos 75 anos em SP

Jornalista Joelmir Beting morre em São Paulo aos 75 anos

Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) à 0O:55 h, em São Paulo.

Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo, considerado "irreversível". 

A notícia foi confirmada pelo filho Mauro Beting no Twitter, que escreveu: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting." 

A assessoria do hospital Albert Einstein, onde ele estava internado, também confirmou a morte. 

O corpo será velado na manhã desta quinta-feira, a partir das 08 h, no Cemitério do Morumbi, local próximo ao hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. 

Às 14:00h, a sala do cemitério será fechada para um ato religioso apenas com a presença dos familiares, e às 16:00h o corpo será levado ao crematório do Cemitério Horto da Paz.

Aproveitar as oportunidades

Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura. 
Pensei: será que até aqui existem chineses fritando pastéis?

Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada.

O efeito visual era belíssimo.

Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo: Calma, você terá muito tempo para isso... Nos 367 dias que se seguiram, o fenômeno não se repetiu.

Algumas oportunidades são únicas. Amyr Klink

Como diz o Dalai Lama: Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ONTEM e o outro AMANHÃ.

Portanto HOJE é o dia certo para AMAR, ACREDITAR, FAZER e principalmente VIVER.
Fonte Internet

200 sites são contra indicados pelo Procon/ANAC/ Ranking da Educação (Brasil na penúltima posição da lista)

SP empata e disputa a final da Copa Sul- Americana/ Felipão assume a Seleção


Felipão é o 
novo técnico 
da seleção (David Cannon/Getty Images)
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/11/videos-lembre-campanha-do-penta-sob-o-comando-de-felipao.html

João Paulo Cunha é condenado a mais de nove anos de prisão; STF encerra fixação das penas

28/11/2012 
DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Cunha foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro

O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), um dos réus da Ação Penal 470, o processo do mensalão, foi condenado nesta quarta-feira (28) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à pena de nove anos e quatro meses de prisão, além de R$ 360 mil de multa em valores não atualizados. Caso não haja reajuste, o regime inicial de cumprimento deve ser o fechado. Com o resultado, o STF concluiu a fase de dosimetria das penas dos 25 réus condenados.

Para o crime de corrupção passiva, prevaleceu a pena de três anos de prisão, além de 50 dias-multa de dez salários mínimos na época dos fatos. Em relação ao crime de peculato, a pena fixada foi três anos e quatro anos meses de prisão, com os mesmos 50 dias-multa de dez salários mínimos cada.

Uma questão de ordem trazida pelo advogado Alberto Toron, que defende Cunha, provocou longa discussão em plenário. No crime de lavagem de dinheiro, o deputado federal foi condenado por 6 votos a 5, mas o ministro Carlos Ayres Britto não deixou seu voto por escrito com a pena. Por isso, apenas cinco ministros fixariam a pena do parlamentar para esse crime.

Com a aposentadoria de Britto no dia 18 de novembro, o plenário ficou com cinco ministros que condenaram o parlamentar e cinco que o absolveram. Para o ministro Marco Aurélio Mello, não era possível a fixação da pena se o plenário estava empatado. O ministro entende que, como não deixou a pena, o voto de Britto ficou incompleto e deve ser anulado. Joaquim Barbosa, relator da ação, argumentou que seria “esdrúxula” a situação de que, com a condenação configurada, o réu ficasse sem pena, ou ainda que o voto de Britto fosse desconsiderado.

Toron chegou a propor que a Corte esperasse a chegada do novo ministro, Teori Zavascki, que toma posse nesta quinta (29). A proposta foi rejeitada, pois os ministros entenderam que um juiz não pode complementar o voto de outro.

Barbosa queria resolver a questão individualmente, o que provocou grande discussão no plenário. Ele alegou que o questionamento sobre quórum já foi trazido ao plenário em situações anteriores. No primeiro caso, a Corte entendeu que só define pena quem votou pela condenação. No segundo caso, os ministros definiram que cinco votos eram suficientes para condenar o ex-deputado Pedro Corrêa por formação de quadrilha. O debate só terminou quando o assunto foi colocado em votação.

Por maioria, a questão de ordem foi derrubada, com fixação de pena de três anos de prisão para o crime de lavagem de dinheiro. A multa também é 50 dias-multa de dez salários mínimos cada.

A Corte decidiu suspender a sessão da próxima segunda-feira (3) para que os ministros tenham mais tempo para analisar questões residuais importantes do julgamento. A principal é a responsabilidade pela decretação de perda de mandato parlamentar – se do STF ou da Câmara dos Deputados. A próxima sessão será na próxima quarta-feira, no dia 5 de dezembro.

Confira as penas fixadas para João Paulo Cunha (deputado federal):
1) Corrupção passiva: três anos + 50 dias-multa de dez salários mínimos cada
2) Peculato: três anos e quatro meses de prisão + 50 dias-multa de dez salários mínimos cada
3) Lavagem de dinheiro: três anos de prisão + 50 dias-multa de dez salários mínimos cada
AGÊNCIA BRASIL

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Juiz de Fora - Casa de Papai Noel no CCBM recria a magia do Natal

28/11/2012 

Mais uma vez, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM - Avenida Getúlio Vargas 200 - Centro) se transformará em um verdadeiro polo natalino, abrigando a casa, a oficina e o escritório de Papai Noel. A decoração do espaço entra na reta final, e a abertura para visitação pública acontece na próxima segunda-feira, dia 4, seguindo até 24 de dezembro. Além do bom velhinho, a Mamãe Noel e 12 duendes vão circular pelos cenários, montados nos corredores alternativos e ateliês do CCBM, atendendo ao público e contando histórias para a criançada.

A residência da família Noel tem quarto, salas de jantar e visita, cozinha e banheiro, todos com riqueza de detalhes, recriando a magia do Natal. No escritório, as crianças poderão escrever cartinhas e fazer desenhos para o bom velhinho. Já a oficina é o espaço onde são produzidos brinquedos para meninos e meninas de todo o mundo, com a ajuda dos duendes.

As visitações ao complexo do Papai Noel são gratuitas e acontecem de 4 a 24 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. O superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, e o artista plástico Daniel Rodrigues assinam o layout dos cenários.

Em 2011, mais de 12 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, circularam pela casa, oficina e pelo escritório do Papai Noel no CCBM. A visitação expressiva comprovou o sucesso da iniciativa, que promove o resgate do espírito natalino, com destaque para o lado lúdico da festividade.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.
http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?data=28/11/2012&modo=link2&idnoticia2=36411

Guarda Prisional terá porte de arma - Senado autoriza projeto

28/11/2012 - 16:07h                                                                           
Senado aprova projeto que autoriza porte de arma de guarda prisional

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que autoriza o porte de arma de fogo para agentes e guardas prisionais, integrantes de escoltas de presos e guardas portuários. O texto autoriza o porte mesmo nos horários em que não estejam de serviço, em qualquer Estado do país -- inclusive se estiverem fora da localidade onde trabalham.

As armas podem ser particulares, adquiridas pelos guardas, ou fornecidas pela corporação onde trabalham. O projeto altera o Estatuto do Desarmamento para incluir as categorias na lista dos autorizados ao porte.

O estatuto já permite que integrantes das Forças Armadas, agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), da Presidência da República e policiais federais andem armados, mas não inclui os quadros das guardas penitenciárias e portuárias.

Autor do projeto, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) afirma que o objetivo da proposta é garantir "melhores condições de segurança" aos guardas. "Por lamentável omissão, ficaram excluídos dessa proteção legal os agentes e guardas prisionais e guardas portuárias. Todos sabem o ambiente e risco que tais agentes enfrentam no dia a dia, não sendo coerente dar-lhes tratamento diferenciado nessa matéria", disse o deputado.

Relator da matéria no Senado, o senador Gim Argello (PTB-DF) afirmou que os servidores vivem em "situação de perigo constante e iminente", por isso é necessário "autorizar o porte de arma excepcionalmente estendido no tempo e no espaço".

O projeto foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, em caráter terminativo. Ele segue para sanção da presidente Dilma Rousseff se não houver recurso para ser votado no plenário da Casa - uma vez que já foi aprovado na Câmara.
http://www.folha.uol.com.br/

Aglomerado da Serra - PMMG - Inversão de valores....Até quando?

Está preso o policial suspeito de fazer o disparo que matou um jovem de 24 anos no Aglomerado da Serra, na região centro-sul de Belo Horizonte. A morte aconteceu na tarde dessa segunda-feira (26), após policiais invadirem o local à procura de dois homens que teriam sido responsáveis por um crime de saidinha de banco no bairro Funcionários, na região da Savassi.

http://videos.r7.com/policial-que-matou-jovem-no-aglomerado-da-serra-e-detido-em-flagrante/idmedia/50b3ef08e4b05fc4eb1c9dbf.html